Romanization of the Iberian Peninsula: from Conimbriga to Valencia
Nome do Projeto | Romanization of the Iberian Peninsula: from Conimbriga to Valencia |
Número do Projeto | 2021-1-PT01-KA121-SCH-000012675 |
Tipo | Group Mobility of School Pupils |
Resumo das Atividades |
Com vista a dar resposta ao objetivo: Fomentar a mobilidade de alunos em espaço Europeu e promover a interação entre os seus pares, realizou-se uma mobilidade de 10 alunos e 2 professoras à escola IES Abastos, em Valência, Espanha, subordinada ao tema ”Romanization of the Iberian Peninsula: from Conimbriga to Valencia”.
Os workshops dinamizados desenvolveram-se em duas vertentes, uma relacionada com a temática da Romanização e outra com a temática do ambiente e da sustentabilidade. Esta segunda vertente foi ao encontro da temática proposta para este ano letivo nos Clubes Europeus de Portugal, “Os oceanos”, já que, quer, professoras, quer alunos dinamizam o Clube Europeu do AEVilela. Dentro da temática da Romanização alargando-se para a temática histórica e cultural de diferentes épocas, foram promovidas visitas a: Sagundo, cidade extremamente eclética, devido à variedade de povos que lá coexistiram, ruínas de um Castelo medieval, um teatro romano, o bairro judeu, o museu Histórico de Sagundo, a Catedral gótica de Santa Maria, a via del Pórtic y casa dels Peixos, parte medieval da cidade de Valência, nomeadamente a Igreja de Santa Lúcia, a biblioteca, o Ayuntamiento, o “mercado Colón”, um refúgio para estudantes durante a guerra civil espanhola, a Catedral gótica, a plaza de la Virgem, as ruínas da Almoinha, o al Palau de la Generalitat, corts valencianes e as torres Serranos. Com a informação recolhida nestas visitas promoveram-se workshops, para construção de posters, folhetos informativos, exposições fotográficas, partilha de experiências, que permitiram fomentar a literacia patrimonial histórica e cultural; conhecer vestígios da presença da cultura romana na península Ibérica e tomar consciência da sua importância; realçar os aspetos comuns da história luso-hispânica. Na vertente da sustentabilidade promoveram-se atividades que foram ao encontro dos objetivos para o desenvolvimento sustentável, das Nações Unidas, (ODS) plasmados na agenda 2030 com os números 11, 12, 13, 14 e 15. Realizaram-se visitas a: Albufera, uma dos maiores lagos da península, museu fluvial, arrozais e restante fauna e flora e oceanográfico. Com as informações recolhidas foram dinamizados Workshops que levaram à produção de folhetos informativos e marcadores de livros com mensagens de sensibilização para a sustentabilidade, com principal incidência na temática dos oceanos. Estes folhetos e marcadores de livros foram distribuídos na praia, junto ao mediterrâneo, aos locais e aos turistas. Com esta atividade fomentou-se: espírito de cidadania; consciência cívica e ambiental. A acrescer a estas atividades forma promovidas visitas à escola para partilha de boas práticas e foram promovidas atividades desportivas que tiveram como objetivo maior o desenvolvimento o espírito de grupo, a inclusão e a relação professor/aluno O cômputo de todas as atividades realizadas permitiu: a sensibilização para os valores fomentados na União Europeia; a promoção do relacionamento interpessoal e a discussão de temas da atualidade que se articulem com os currículos educativos; a partilha de ideias e pontos de vista para a discussão e resolução de problemas; a partilha de experiências; a promoção e valorização de pertencermos a um espaço comum; a promoção da igualdade e da inclusão; a construção da identidade Europeia; a promoção do desenvolvimento e das competências transversais nos participantes como o desenvolvimento pessoal, a inclusão social e a cidadania ativa. Esta mobilidade promoveu a internacionalização das escolas participantes criando a oportunidade de partilhar boas práticas. Esta internacionalização serviu, ainda, para a promoção da comunicação, quer em língua inglesa, quer em espanhol, já que todos os materiais produzidos foram feitos nas duas línguas. |