Erasmus + ClimA Be the Change – ABC – Mobilidade a Itália – Formia
No dia 10 de outubro, um grupo de 4 alunas do 11ºVB, acompanhadas por duas professoras rumaram até Formia – Itália, com objetivo de participar na 4ª mobilidade do projeto ClimA Be the Change – ABC. O programa, organizado pelos parceiros italianos, não podia estar mais preenchido de atividades motivadoras e de partilha, tendo em conta o tema: “Climate change affects our cultural heritage: ways to preserve it”. Os alunos de todos os países envolvidos apresentaram, o modo como as alterações climáticas afetam a sua herança cultural e partilharam estratégias, sugestões e boas práticas, para as minimizar ou até eliminar. Foi um momento muito importante, de reflexão e de troca de ideias e experiências. A visita a Gaeta, mais concretamente aos Parques Regional Riviera de Ulisses e de Gianola, destacou a importância da preservação da vegetação, como elemento de proteção da costa mediterrânica contra a erosão e de testemunhos do passado geológico daquela região, desde o tempo dos romanos. Estes parques naturais constituem importantes nichos ecológicos para insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
A visita às ruínas de Pompeia, que permanecem no sopé do Monte Vesúvio, constituiu um dos momentos mais relevantes da nossa mobilidade, pois se conhecermos os acontecimentos do passado e as suas consequências, podemos antever o futuro e prevenir desastres ecológicos. Os estudantes e os professores tiveram oportunidade de constatar como as cinzas vulcânicas preservaram testemunhos do passado e como a erosão continua a alterar a paisagem circundante.
O último dia de atividades foi reservado para visitar a ilha de Ventotene considerada o berço das ideias subjacentes à noção de União Europeia, culminando no Manifesto de Ventotene, oficialmente intitulado “Por uma Europa livre e unida” e assinado em 1941 por Altiero Spinelli e Ernesto Rossi, ambos presos no campo construído em 1939, para exilar os oponentes do regime fascista da época. Hoje em dia, a cidade de Ventotene continua a desenvolver iniciativas que confirmam este papel e tornou-se um local de educação e de reflexão sobre como desenvolver e implementar os valores europeus!
Ainda tivemos oportunidade de visitar as cisternas e o teatro da Era romana, assim como contactar com músicas e contos tradicionais.
Esta mobilidade foi extremamente enriquecedora! Conhecendo as nossas origens, o modo de vida do passado, as crenças e tradições podemos aprender deste saber, melhorando o nosso futuro, enquanto seres humanos!