Erasmus + INCLUSION FOR ALL
Na sequência de um convite da universidade pública de Navarra, UPNA, o Agrupamento de Escolas de Vilela participou num colóquio onde explicou a implementação do decreto lei 54/2018 de 6 de julho na escola.
Foi debatido o que o referido decreto veio reequacionar no papel da escola, bem como as principais alterações, nomeadamente no modo como a escola passou a olhar para os alunos e como se organizou para poder responder às necessidades de todos.
O publico-alvo foi todos os docentes de Educacao Especial a desenvolver atividade na leovincia espanhola de Navarra, bem como responsáveis pela coordenação de equipas de intervenção em Educação Especial.
A apresentação decorreu em formato presencial e também em difusão via streaming.
Além dos docentes convidados do. AEVilela (o Diretor e a Coordenadora da EMAEI), contamos com a participação da Doutora Ariana Cosme, da FPCEUP.
Depois, houve lugar a uma sessão longa de esclarecimentos com os técnicos do CREENA. Foi um excelente momento de partilha e disseminação das nossas práticas, no sentido de consciencializar os intervenientes de que a Escola deve assumir uma perspetiva inclusiva
devendo ter em consideração as características singulares de cada aluno e tentando dar resposta às suas necessidades.
Mais do que transmitir conhecimentos, a Escola dos nossos dias pretende formar futuros adultos que revelem competências, saberes e valores. Os mesmos devem permitir-lhes ter um papel ativo na sociedade.
A par disso, pretende formar cidadãos empreendedores, interventivos, capazes de se adaptar a diversos contextos. E, acima de tudo, pessoas felizes e integradas numa sociedade que os valorize a si e às suas capacidades.