ERASMUS+ “Be Friendly to Nature”
No âmbito do projeto “BE FRIENDLY TO NATURE”, dois alunos do 10.ºRC, do curso profissional de Técnico de Animação em Turismo e uma aluna do 10.ºVA, viajaram até Palermo na Sicília, na semana de 7 a 14 de maio. O projeto envolve a parceria de escolas da Itália (Partinico), da Croácia, da Espanha, de Portugal e da Turquia. O tema subjacente a esta mobilidade foi “Climate Change seen throught the eyes of the sea turtle”, cuja finalidade foi promover a reflexão e alertar sobre as consequências que as alterações climáticas têm nos ecossistemas, em particular no Mediterrâneo, onde encontramos três espécies de tartarugas marinhas que poderão enfrentar a extinção. Os alunos prepararam o seu trabalho, conscientes da dimensão que o problema das alterações climáticas e o aquecimento global acarretam, e apresentaram a sua visão da temática. Tiveram a oportunidade de visitar o Zooprophylactic Institute, onde assistiram a uma palestra, e o Turtle Hospital onde são tratadas as tartarugas marinhas que são resgatadas no mar.
A escola anfitriã preparou uma visita a vários locais de interesse da ilha e da cidade de Palermo. No último dia visitámos a praia de Mondello, local onde as tartarugas marinhas desovam.
Os alunos envolveram-se empenhadamente nas atividades desenvolvidas, tendo-se revelado uma experiência muito enriquecedora. Tiveram oportunidade de partilhar experiências e reflexões, que muito engrandeceram o seu conhecimento.
Foram cumpridos os objetivos com a promoção da igualdade e da inclusão através da facilitação do acesso a alunos com menos oportunidades em comparação com os seus pares, do desenvolvimento do multilinguismo e da interculturalidade num espaço de partilha e de debate de assuntos ambientais segundo perspetivas histórico-geográficas, culturais e políticas distintas. Esta atividade foi de encontro ao Projeto Educativo, nomeadamente pela promoção de uma cultura participativa e aberta à comunidade, alicerçada nos valores humanistas e na educação para a cidadania.