Neste projeto, pretendemos mergulhar os participantes num ambiente no qual a interação social ocorre livre das restrições impostas pelo currículo e proporcionar a todos os participantes uma valiosa experiência e consciência cultural e criativa. Este projeto levará os participantes numa caminhada através da história dos mosaicos da Anatólia e da Europa. As fases da viagem são ordenadas por ordem cronológica em que o desenvolvimento da arte pode ser inspecionado ao longo de questões políticas, religiosas e sociais que influenciaram sua evolução. Assim, não se trata apenas da arte do mosaico em si, mas também do desenvolvimento de uma cultura europeia comum.
a) Os alunos aumentarão a sua apreciação pelas artes plásticas, ficarão mais atentos às qualidades estéticas, harmonia de diferentes cores, tons e matizes.
b) Os alunos irão familiarizar-se com os fundamentos de um ofício que requer destreza manual, habilidade artística e um trabalho fino meticuloso.
c) Inspirados nas obras de mestres, eles terão a oportunidade de explorar a sua própria criatividade num ambiente amigável e de apoio.
d) Aprender sobre as histórias retratadas nos mosaicos, histórias dos artistas que os fizeram e eventos históricos que levaram à criação dessas obras de arte ajudará os alunos a estabelecer laços culturais mais estreitos com várias sociedades, bem como com a sua própria. Felizmente, um sentimento mais profundo de pertença servirá para torná-los menos suscetíveis a preconceitos.
e) Desenhar um mosaico e planear a sua implementação é uma tarefa complicada, exigindo que eles gerenciem o tempo, as ferramentas e os materiais disponíveis de forma eficaz.
f) Os alunos desenvolverão o pensamento crítico.
g) Atitudes inovadoras em relação a esta arte tornarão os alunos mais responsáveis pelo património europeu compartilhado. |