3ª Mobilidade – Connecting through heritage: from past to future
No âmbito do projeto Erasmus + “Connecting through heritage: from past to future”, na semana de 28 de fevereiro a 4 de março, seis alunos e dois professores do Agrupamento Escolas de Vilela, estiveram presentes na terceira mobilidade internacional que teve lugar na cidade de Vrstsa, na Bulgária juntamente com alunos e professores de outros países parceiros, tais como, Croácia, Bulgária, Itália e Espanha.
No decorrer da semana foram desenvolvidas várias atividades no âmbito do património material, sendo este o tema principal do projeto, através do qual os diferentes parceiros se vão conhecendo e dando a conhecer naquilo que os carateriza, como os costumes, tradições, monumentos e património natural. No primeiro dia, e depois de participar em pequenos jogos de quebra gelo, os estudantes portugueses partilharam informação sobre o nosso país, a nossa região e sobre o nosso património natural. Depois do almoço, utilizamos os transportes públicos de Vratsa e visitamos o principal museu da cidade, onde fomos presenteados com um espolio riquíssimo das tradições e costumes do país. A principal atração é o seu tesouro descoberto num quintal no início do seculo XX. Joias, armas e diversos utensílios também fazem parte do espólio do museu.
No segundo dia, na escola, os nossos anfitriões realizaram workshops sobre a tradição da martenitsa, um adorno, vermelho e branco, que no primeiro dia de março é oferecido aos amigos. Workshops sobre a Banitsa, comida tradicional e workshops sobre dança tradicional Búlgara.
No terceiro dia de atividades fomos visitar a gruta de Ledenika, onde pudemos verificar o património natural da região. Da parte da tarde visitamos o mosteiro de Klisurski. Construído no séc. XIII e alvo de vários danos, foi reconstruído no séc. XIX, mantendo-se atual desde então.
Feriado na Bulgária, comemorou-se no quarto dia de atividades o feriado nacional da Bulgária. Podemos assistir às comemorações oficiais da cidade, que juntou as forças políticas, militares e religiosas da cidade.
Na capital da Bulgária começamos por parar no Museu Nacional da Bulgária onde tivemos a oportunidade de ver várias escavações, joias, cartas, utensílios, no fundo todo o seu património histórico. Visitamos a Catedral de São Alexandre Nevsky, a Igreja de São Nicolau de Mira, a biblioteca e vários edifícios históricos e com história. Mais uma vez saboreamos a comida tradicional búlgara e também usufruímos da vida cosmopolita da capital, passeando pelas suas principais artérias.