Let’s Walk Together to Handle Obstacles – 2ª Mobilidade
A semana começou com a receção oficial dos parceiros na escola sede, dinamizada com brilhantismo pelos elementos do clube Crescer com as Artes.
Após esta atividade de acolhimento os alunos realizaram uma atividade denominada “Marcha dos Privilégios”. Com esta atividade puderam constatar que o local onde se nasce, a cor da pele, o aspeto físico, a orientação sexual, entre outros, são aspetos que influenciam os privilégios que temos na nossa vida.
Da parte da tarde dois elementos da divisão da juventude da Câmara Municipal de Valongo dinamizaram
uma sessão onde se falou da importância dos projetos dinamizados no âmbito do programa Erasmus + como forma de integração nas comunidades. Um desses projetos tem dinamizado uma atividade denominada “Open Café” um espaço aberto de discussão de temáticas atuais, em volta de uma chávena de café. Este tipo de atividades são promotoras da integração de novos elementos na comunidade locais daí a importância da sua divulgação junto dos elementos participantes deste projeto em particular, já que a sua temática se prende com a integração de refugiados nas comunidades que os recebem.
No segundo dia realizou-se uma visita cultural ao Porto. Começou por um passeio a pé pela baixa Portuense com a travessia da ponte D. Luís para visitarem o jardim do Morro e a Serra do Pilar. O almoço foi na praia da Granja, no restaurante 100STRESS, onde foram recebidos com comida típica Portuguesa e com extrema simpatia. O dia finalizou com uma visita à capela do Sr. Da Pedra.
No terceiro dia os professores forma recebidos na Câmara Municipal de Paredes, enquanto os alunos realizaram atividades na escola, indo ao encontro da temática do projeto, tais como:
- o que levaria na minha mochila se fosse um refugiado;
- karaoke com músicas sobre refugiados;
- Peça de teatro sobre os refugiados.
No quarto dia do projeto fez-se uma visita à Fábrica da Vista Alegre, com workshop de pintura em porcelana. Visita à costa Nova e a Aveiro.
No último dia do projeto, enquanto os professores, tinham a reunião final para avaliar trabalho realizado durante a semana e planear os próximos passos, os alunos participavam num workshop de elaboração e decoração de bolos. Os bolos foram decorados com mensagens de integração e inclusão.
Durante esta semana, tendo em conta a situação que se vive na Ucrânia, todas as atividades integraram mensagens de paz e de inclusão dos refugiados.