Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, o professor Alberto Brochado teve a oportunidade de participar no Space Robotics Workshop, uma iniciativa promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA). Este evento, dirigido a educadores e investigadores, centrou-se na aplicação da robótica em missões espaciais, oferecendo uma experiência imersiva em tecnologias inovadoras utilizadas na exploração do espaço.
Ao longo dos três dias de formação, os participantes tiveram acesso a palestras de especialistas da ESA, atividades práticas e desafios de programação e engenharia de robôs para simular missões espaciais. Entre os temas abordados estiveram a navegação autónoma em terrenos desconhecidos, o uso de inteligência artificial para controle robótico, e a exploração planetária com veículos robotizados.
Para o professor Alberto Brochado, que leciona Informática no Ensino Secundário e coordena o Clube de Robótica eRobot, esta experiência representou uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos e trazer novas ideias para a sala de aula. Além disso, o professor Alberto teve a honra de apresentar o Clube de Robótica eRobot no painel de Boas Práticas, destacando as atividades desenvolvidas no clube e a sua contribuição para o ensino da robótica e programação aos alunos. A apresentação foi uma oportunidade para partilhar com os demais participantes e elementos da ESA as experiências bem-sucedidas do clube, que têm como objetivo envolver os estudantes em projetos práticos e desafiantes.
A participação nesta formação também abriu portas para futuras colaborações com outros professores e instituições que partilham o interesse pela robótica e pela exploração espacial. O professor Alberto pretende agora implementar novas atividades no Clube de Robótica, inspiradas nas dinâmicas do workshop, desafiando os alunos a programar robôs para simular missões espaciais.
A integração de tecnologias espaciais na educação não só estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, como também incentiva os estudantes a considerar carreiras nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Com esta experiência, o professor reforça o compromisso de proporcionar aos alunos aprendizagens inovadoras e ligadas ao mundo real.