Robotic Competition

Nome do Projeto Robotic Competition
Número do Projeto 2022- 1-PT01-KA121-SCH-000053453
Tipo Mobilidade de grupo de alunos
Resumo das Atividades
Entre os dias 17 e 20 de abril de 2023, os alunos do clube de robótica acompanhados por dois professores participaram numa competição internacional de robótica.
As atividades realizadas foram:Codificação interativa: experiência prática com Python escrevendo e executando código num ambiente de codificação ao vivo.

Exemplos e demonstrações: Aprender através de exemplos e demonstrações do mundo real que mostram como Python é usado em aplicações práticas.

Recursos visuais: Recursos visuais, como diagramas, fluxogramas e ilustrações, foram usados para explicar conceitos complexos, estruturas de dados e lógica de programação. As representações visuais ajudam a compreender melhor os conceitos abstrato e a reforçar a sua aprendizagem

Demonstração: O instrutor demonstrou o processo passo a passo de instalação de bibliotecas em Python, usando um auxílio visual ou um ambiente de codificação ao vivo. Isto permitiu aos alunos verem o processo de instalação em ação e compreender os passos necessários.

Atividade prática: Instalaram bibliotecas no seu próprio computador durante a atividade. Esta atividade prática ajudou-os a ganharem confiança na instalação de bibliotecas e a familiarizar-se com o processo de instalação.

Instrução guiada: O instrutor forneceu instruções claras, diretrizes e melhores práticas para a instalação de bibliotecas em Python.

Atividade prática: Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com um drone Tello e praticar a sua programação utilizando uma linguagem de programação como Python ou Scratch. Puderam experimentar diferentes comandos, funções e conceitos de programação para controlar o voo, os movimentos e outras funcionalidades do drone.

Simulação: Não sendo possível aceder a um drone Tello físico, os alunos utilizaram ambientes de simulação de drones Tello disponíveis online. Puderam simular o voo e o controlo do drone utilizando ferramentas de software que emulam o comportamento do drone Tello. Isto proporcionou um ambiente seguro e controlado para os alunos praticarem a programação do drone.

Atividade prática: Proporcionar aos alunos a oportunidade de interagir fisicamente com os drones e participar na prática. Isto envolveu pilotar drones, programar padrões de voo, efetuar manobras e competir em vários desafios ou corridas. Esta abordagem prática permitiu que os alunos desenvolvam as suas competências através da experiência prática e aprenderem com os seus erros.

Colaboração em equipa: Organização dos alunos em equipas para incentivar a colaboração e o trabalho em equipa. As equipas trabalharam em conjunto para planear estratégias, conceber rotas de voo, programar drones e competir na competição. A colaboração em equipa promoveu a comunicação, a resolução de problemas e as capacidades de liderança, uma vez que os alunos trabalharam em conjunto para atingir um objetivo comum.

Mentoria e orientação: Foi dada orientação e aconselhamento aos alunos à medida que se preparam para a competição.

No final de todas estas atividades e workshops realizou-se a competição da qual a equipa Portuguesa saiu vencedora.