Reading Across Borders

Nome do Projeto
Reading Across Borders
Número do Projeto 2022- 1-PT01-KA121-SCH-000053453
Tipo Mobilidade de grupo de alunos
Resumo das Atividades
A mobilidade no âmbito do projeto Reading Across Borders, do programa Erasmus +, decorreu na cidade de Eskilstuna, na Suécia, entre os dias 12 e 18 de março do corrente ano.

Na mobilidade, participaram três professores e dez alunos da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de Vilela, e os alunos e professores do Jensen Gymnasium de Eskilstuna.

Tendo como base a leitura prévia do livro Beartown, do escritor sueco, Fredrik Backman e a elaboração de um ensaio sobre o conteúdo do mesmo, a mobilidade teve   como principais objetivos a criação de um ambiente escolar favorável aos diferentes tipos de literacia, o incentivo à partilha de experiências e entreajuda como atitudes favoráveis à aprendizagem e a promoção de uma cultura participativa e aberta à comunidade, alicerçada nos valores humanistas e na educação para a cidadania.

Ao longo da semana, os alunos envolvidos deslocaram-se diariamente à escola Jensen Gymnasium, onde tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades relacionadas com o livro, com o intuito de desenvolver competências linguísticas, literárias e interculturais. A leitura foi o ponto de partida para um conjunto de reflexões que envolveram temas como o desporto e a comunidade, a relação pais filhos, a desigualdade de oportunidades, a adolescência, o abuso sexual, a culpabilização, a amizade, lealdade e coragem.  Os alunos puderam ainda participar em atividades desportivas características deste país, também descritas no livro, como hóquei no gelo e esqui.