No âmbito do clube de ciência viva na escola, nos dias 6, 7 e 8 de junho deste ano letivo, decorreu na escola básica e secundária de Vilela uma atividade que teve como objetivo fazer refletir a comunidade escolar sobre as suas práticas no dia-a-dia em prol do ambiente. Todos …
No dia 14 de junho, a turma do curso profissional de Técnico de Vitrinismo fez uma visita de estudo às instalações do Museu da Vista Alegre, onde puderam conhecer a incrível história de vida do fundador desta empresa, bem como o legado que deixou. Posteriormente, os alunos participaram num workshop …
No âmbito deste Projeto decorreu a segunda mobilidade na Turquia, em Esme, Usak. O tema foi a “Inclusão através da Música”, na qual todos os parceiros envolvidos partilharam tradições musicais do seu país. A nossa escola divulgou algumas músicas, alguns intérpretes e instrumentos tradicionais portugueses. A equipa portuguesa foi representad …
No dia 20 de junho, os finalistas do 4º ano da EB da Serrinha realizaram uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa. Nesta visita, os alunos toveram a oportunidade de contactar visualmente com diferentes tipos de animais e plantas. Tratou-se de uma atividade muito enriquecedora, quer a nível …
Na sequência de um convite da universidade pública de Navarra, UPNA, o Agrupamento de Escolas de Vilela participou num colóquio onde explicou a implementação do decreto lei 54/2018 de 6 de julho na escola. Foi debatido o que o referido decreto veio reequacionar no papel da escola, bem como as …
A comemorar a Semana do Ambiente e o Dia Mundial da Energia, no âmbito do projeto Eco Escolas do nosso Agrupamento e do tema da energia e biodiversidade, as turmas do 7ºRC e 8ºRC em articulação com DAC, Geografia, História e o Clube da Floresta, realizaram uma eco caminhada, num …
Em associação com a atividade “circulação e empréstimo” e de acordo com o agendamento previsto, os alunos deslocaram-se até Biblioteca Escolar, onde, depois de procederam ao processo de empréstimo, dirigiram-se à varanda, onde confortável e descontraidamente leram em silêncio, em voz alta, de forma expressiva ou dramatizada, partilhando leituras. Esta …
Considerando o trabalho desenvolvido nas turmas do 2º, 3º e 4º anos e o facto desta atividade ter sido iniciada no momento em que os alunos do 1º ano “já sabem ler”, é fácil reconhecer a pertinência deste tipo de ação, como promotora dos hábitos de leitura e do gosto …
Os alunos dos 2º, 3º e 4º anos tiveram este ano letivo a possibilidade de requisitar quinzenalmente um livro para leitura domiciliária. Ao deslocarem-se à BE para esse efeito, apropriaram-se do espaço e tornaram-no num espaço de eleição, com momentos de leitura silenciosa, em voz alta e dramatizada. Este sentimento …
No 2º semestre os alunos do 8ºRA e 8ºRC pesquisaram, trabalharam e elaboraram trabalhos no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na temática da Interculturalidade. Neste trabalho Projeto os alunos escolheram um país do mundo que gostariam de conhecer e viajar. Assim, deram a conhece as suas características, tradições, …










