Visita Estudo – Teatro e Rota do Românico
No dia 22 de outubro, os alunos do 5º ano realizaram a sua Visita de Estudo, assistindo ao teatro “O papel do Dinheiro”, no C.C.Paredes, aproveitando a sua rica agenda cultural. Foi uma viagem pelo planeta saltando de nota em nota, explorando a sua importância, a sua história, noções de Literacia Financeira como o poupar e gerir o dinheiro e puderam interagir com o ator colocando 1001 perguntas.
O almoço, dada a forte chuva, foi no Arena, gentilmente cedido pelo CCP, onde almoçaram com muito espaço para umas boas corridas.
De tarde, visitaram o Centro de Interpretação do Românico , em Lousada e, dada a forte chuva, o Castelo de Arnoia, foi substituído pelos Centro de Escultura do Românico, em Abragão e pelo Núcleo de Imprensa de Lousada.
Exploraram a Rota do Românico, tão rica ao Vale do Sousa, tendo viajado no tempo desde o séc. XI até aos nossos dias. Visitaram atelier de construção dos monumentos, viram como se distribuem na região, as suas pinturas murais, como chegaram aos nossos dias. Claro que nesta viagem no tempo, não poderia faltar a escultura contemporânea, mais precisamente a escultura “Boi”, produzida pelo artista Bordalo II, através do reaproveitamento de lixo, destacando-se pela reinterpretação contemporânea da estética românica.
Por fim, no Núcleo da Imprensa, tiveram a oportunidade de continuar a viagem no tempo, com a visita à exposição fotográfica, final do séc. XIX e XX, que ajudou a perceber a evolução da fotografia, a região e a perceber os hábitos de vida “dos seus avós”, e com a visita à sala da imprensa, onde puderam testemunhar como surgiu o livro impresso, a indústria tipográfica desde a invenção da Imprensa . Experimentaram a “maquinaria” usada percebendo o trabalho que dava num tempo “sem computadores” fazer um Livro.
Desta forma, deu-se a conhecer aos nossos alunos, permitindo a sua exploração, inúmeros recursos culturais da região, que merecem quer ser sentidos e usados como seus, quer serem redescobertos.

